CIGARROS QUE DESAPARECEM






A cópia original da capa do álbum Abbey Road dos Beatles mostra Paul McCartney, terceiro na linha, segurando um cigarro. Empresas que usam o cartaz nos Estados Unidos têm esta imagem retocada para eliminar o cigarro da mão de McCartney. Essa alteração foi feita sem a autorização de qualquer McCartney ou registros Apple, que detém os direitos sobre a imagem. "Nós nunca concordamos com isso", disse um porta-voz da Apple.






A imagem alterada digitalmente do ilustrador Clement Hurd apareceu em uma nova edição revista do "Goodnight Moon", um livro infantil clássico. A editora, Harper Collins, alterou a fotografia original para remover um cigarro do lado de Hurd. Harper  disse que fez a alteração para evitar o aparecimento de incentivar fumar e fê-lo com a permissão do espólio do ilustrador. Mas o filho do Sr. Hurd disse que se sentiu pressionado a permitir isso. Antes desta última edição, a fotografia de Hurd segurando um cigarro foi sobre o livro, pelo menos, duas décadas.




Uma foto de Winston Churchill, caracterizado acima da entrada da Grã-Bretanha na Guerra Experience, no sudeste de Londres, foi alterada digitalmente para remover charuto de Churchill. O gerente do Museu,  John Welsh, ficou surpreso ao ser informado que a imagem foi alterada digitalmente: "Temos todos os tipos de imagens no museu, alguns com charutos e outros sem, ... nós não teríamos pedido para que não haja charuto", disse Welsh.